Você já ouviu falar sobre a odontologia humanizada e como ela pode te ajudar a criar um bom relacionamento com o seu paciente?
O objetivo dessa abordagem é focar, não apenas no tratamento dentário, como também, em desenvolver um ambiente mais acolhedor.
Para isso, é necessário que o profissional proporcione uma experiência positiva durante todo o tratamento, ajudando a diminuir a ansiedade causada pela realização do procedimento.
Desse modo, é importante se atentar aos primeiros sinais de desconforto e incentivar a comunicação durante esse processo.
Afinal, ir ao consultório sempre foi motivo de pânico para muitas pessoas. Por isso, hoje existem ferramentas que facilitarão o seu dia a dia.
Confira abaixo, algumas sugestões que vão te auxiliar em sua clínica.
O atendimento começa antes do paciente entrar na clínica
É isso mesmo! Não adianta investir na ambientação da sua clínica, vender o discurso de odontologia humanizada, e ignorar os seus clientes nas ferramentas de comunicação.
Muitas vezes, antes de realizar o procedimento, os pacientes entram em contato para fazer orçamento ou até mesmo tirar uma dúvida.
Isso gera insatisfação por parte dos seus clientes. Então, dificilmente eles vão te contatar novamente.
Além disso, quando o consultório possui um índice de resposta baixo, o resultado disso é: diminuição na reputação.
Por isso, é importante contratar profissionais qualificados, para realizar um atendimento mais atencioso.
Afinal, a primeira impressão é a que fica.
Você sabia que a escuta ativa é uma forte aliada da odontologia humanizada?
Muitos dentistas carregam em sua bagagem um atendimento mecânico, onde o foco é apenas realizar o procedimento.
Ao mesmo tempo, ignorando os relatos de seus pacientes.
Às vezes, eles estão compartilhando algum trauma que tiveram durante a realização do tratamento.
Desse modo, é importante que você escute com bastante atenção o que eles têm para dizer. Pois, essa é uma boa oportunidade para desenvolver um relacionamento com base na confiança, ao invés de criar outro baque e causar a interrupção do cuidado da saúde bucal.
A comunicação é fundamental!
Ainda falando sobre comunicação, além de ter uma escuta ativa, é importante ser transparente com o seu paciente.
Por isso, incentive o diálogo entre vocês. Pois, é nesse momento que você descobre quais são as expectativas em relação ao tratamento, e adapta a melhor opção para o seu cliente.
Por fim, seja claro e explique sobre o tratamento, evite ser muito técnico, já que isso dificulta a comunicação e entendimento.
Afinal, o dentista aqui é você!
Assim, ele se sentirá mais seguro e dificilmente abandonará o processo.
Invista em materiais tecnológicos
Pode não parecer, mas, investir em um instrumento odontológico tecnológico faz muita diferença em seu consultório.
Muitas pessoas, por exemplo, ficam desconfortáveis com o ruído dos equipamentos. Isso pode causar algum gatilho e deixar as coisas mais complicadas.
Além do mais, evite utilizar técnicas muito invasivas ao realizar esses procedimentos, pois, pode gerar um certo incômodo para a pessoa.
Por isso, faça com que a tecnologia seja uma forte aliada nesses momentos.
Invista na ambientação do seu consultório
Quando entramos em algum local, geralmente direcionamos o nosso olhar para o espaço a nossa volta.
Querendo ou não, o ambiente faz muita diferença. Afinal, ele é uma forma de reproduzir a nossa personalidade.
Ou seja, é preciso passar uma visão mais acolhedora, por isso, é importante se atentar a alguns requisitos:
- Ele possui uma área de acessibilidade?
- Você se sente confortável no seu consultório?
- Como está a iluminação?
Esses, são pequenos detalhes que, com certeza fazem diferença na hora de planejar um ambiente mais inclusivo.
O seu consultório odontológico não precisa ter o mesmo modelo engessado de sempre. Olhe para o lado e se questione: a sua clínica possui algum diferencial, ou ela está muito parecida com as outras?
Reflita internamente sobre isso e depois se prepare para a mudança!
Está na hora de refletir
A odontologia humanizada é uma abordagem que, além de promover o bem-estar dos seus pacientes, ajuda também na fidelização.
Essas são algumas ferramentas que você pode adaptar na sua clínica odontológica.
Lembre-se que hoje em dia, as pessoas valorizam qualidade de serviço e não quantidade.
Fique atento às novidades do mercado, participe de palestras e se mantenha atualizado sempre, para adquirir mais experiência e confiança!
Imagine como gostaria de ser atendido e tenha empatia!
A odontologia humanizada, além de ajudar a fidelizar pacientes, veio por um motivo mais especial, que no final é: melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.
Pois, muitas vezes evitaram sorrir por alguma experiência ruim dentro do consultório, e você tem o poder de fazer essa diferença!
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