Outubro 21, 2020

Monitores Multiparâmetros: Pressão Não Invasiva

Monitores Multiparâmetros: Pressão Não Invasiva – PNI, Capnografia EtCO2, Princípios, Cuidados e Manutenção.

Pressão Arterial Não Invasiva (NIBP ou PNI)

A pressão arterial é um dos parâmetros fisiológicos mais importantes para avaliação do estado clínico do paciente, fornecendo informações sobre a eficiência da contração ventricular esquerda, a elasticidade do sistema arterial, o estado da circulação periférica e a integridade funcional da válvula aórtica.

É um parâmetro vital para o médico, e sua manutenção dentro dos limites de normalidade adequados ao paciente é de vital importância.

A pressão arterial normal oscila durante cada batimento cardíaco e seus valores máximo e mínimo são identificados como pressões sistólica (PS) e diastólica (PD) respectivamente e a unidade padrão é mm Hg (milímetros de coluna de mercúrio).

Monitor de pressão não invasiva é a denominação que se dá ao equipamento capaz de medir ou monitorar a pressão arterial medida não invasivamente.

Princípio de Funcionamento

Nos monitores multiparâmetros o método mais largamente utilizado para se obter a pressão arterial é o oscilométrico. Neste método o manguito é insuflado até uma pressão superior à pressão sistólica (PS) de forma a ocluir completamente as artérias.

Gradativamente a pressão do manguito vai sendo reduzida, até um ponto (PS) onde se inicia a passagem forçada de sangue. Neste ponto se iniciam variações da pressão arterial, gerando um aumento no sinal oscilométrico.

Essas variações ocorrem até atingir a pressão diastólica (PD). O método oscilométrico consiste em medir e analisar estas oscilações ao longo do processo de esvaziamento do manguito.

Vantagens e Desvantagens do método oscilométrico

Vantagens: Não possui sensores externos gerando menores riscos de contaminação e menor manutenção, maior segurança para o paciente, o posicionamento do manguito não é crítico e mede a pressão média, além das pressões sistólica (PS) e diastólica (PD).

Desvantagens: As medições de PS e PD podem diferir dos valores do método auscultatório e as medições não são contínuas.

Problemas mais frequentes

Os problemas ou erros mais frequentes na medição da PNI em monitores multiparâmetros são: Manguito de tamanho incorreto (pediátrico, adulto e obeso), Manguito mal posicionado (deve ser posicionamento sobre a artéria), Manguito não apropriado (baixa qualidade ou confeccionado com materiais inadequados), Pacientes com arritmia excessiva ou movimentação excessiva (provoca um aumento no tempo de medida), pacientes com baixa perfusão/choque e limites de frequência cardíaca (menor que 40 bpm ou maior que 280 bpm).

Capnografia – EtCO2 – Pressão parcial de CO2 Expirado

A Capnografia mede o percentual de dióxido de carbono (CO2) exalado durante a expiração e permite avaliar se o paciente, durante uma anestesia, está recebendo suficiente oxigenação e se está ocorrendo uma troca gasosa eficiente nos pulmões.

Princípio de Funcionamento

A capnografia é um método de leitura por espectrofotometria pela absorção de luz infravermelha pelo CO2, que tem comprimento de onda de 4,26 μm. O método/sensor avalia o CO₂ expirado o mais próximo possível da fonte (boca ou narinas) e pode ser medido por dois métodos:  Mainstream e Sidestream.

A diferença está na localização do sensor. No Sidestream ele fica localizado no monitor multiparâmetros e uma amostra da respiração do paciente é aspirada para ser analisada no interior do equipamento, enquanto no Mainstream o sensor fica localizado diretamente na linha (traqueia) que ventila o paciente.

 

Vantagens e Desvantagens dos métodos Mainstream e Sidestream
Mainstream

Vantagens: Livre de manutenção, maior precisão por realizar a análise mais próximo ao paciente e medição em tempo real.

Desvantagens: Posicionamento do sensor externo (sujeito a pancadas e quedas), sensor muito delicado e de custo altíssimo e não analisa outros gases (O2, N2O e gases anestésicos).

Sidestream

Vantagens: Não possui sensor externo e pode analisar vários gases, pois o espectrofotômetro é interno ao equipamento podendo ser multianalítico. Linha de captação de baixo custo.

Desvantagens: Entupimento da linha de aspiração por umidade ou secreções o que exige o uso de linhas e water traps descartáveis. Impõe pequeno atraso na leitura devido a linha de aspiração.

O uso de Capnografia é exigido pela resolução RDC 07/2010 para UTI (Adulto, pediátrica e Neonatal), Centros Cirúrgicos (também incluído na resolução do  CFM 2174/2017), Videoendoscopia e Hemodinâmica.

Nas próximas semanas continuaremos explorando em nosso BLOG, outros parâmetros atualmente disponíveis em monitores multiparâmetros, seus princípios de medição e aplicações, além de dicas importantes sobre problemas e interferências mais comuns, manutenção e calibração.

O melhor custo benefício para hospitais, consultórios e clínicas, hoje a Medsystem Hospitalar oferece os melhores equipamentos do mercado além de economia em manutenção, calibraçãovenda, locaçãoconsultoria hospitalar engenharia clínica.

Texto: Jorge Cardoso Pereira – Engenheiro CREA RN 260699320-9 – EC UNICAMP/MBA FGV GERENCIAMENTO PROJETOS/MBA FGV GESTÃO EXECUTIVA EM SAÚDE

Revisão SEO: Infinitam Tecnologia e Marketing Hospitalar