Esterilização de Produtos para Saúde – Processos de pré-esterilização de limpeza e desinfecção: lavadoras ultrassônicas.
A Esterilização para Produtos para a Saúde (EPPS) é um processo que afeta transversalmente toda a cadeia de produção médico hospitalar e cuja máxima eficácia depende de etapas anteriores de limpeza e desinfecção.
Essas etapas de limpeza e desinfecção envolvem equipamentos tais como, lavadoras ultrassônicas.
Lavadoras Ultrassônicas
Lavadoras ultrassônicas se utilizam do efeito mecânico de ondas ultrassônicas quando se propagam por um meio líquido, como elemento de limpeza. No caso de limpeza de instrumental cirúrgico, a água e detergentes enzimáticos sãos os meios líquidos que são utilizados na limpeza de superfícies e lumens.
Ondas ultrassônicas possuem frequência entre 20 KHz e 500 KHz. A propagação dessas ondas em meio líquido provoca o fenômeno físico chamado cavitação, que é a vaporização de um líquido e consequente formação de bolhas de vapor pela redução da pressão durante seu movimento.
Quando essas bolhas colapsam ao contato com superfície provocam um efeito de desgaste mecânico, que no caso de instrumental cirúrgico, age como elemento de ruptura de sujidades e biofilmes. O tamanho dessas bolhas e seu poder de ruptura dependem, respectivamente, da frequência e da potência da onda ultrassônica.
As lavadoras ultrassônicas se utilizam do princípio de limpeza gerado pela cavitação, associado à ação do detergente enzimático, para remover sujidades de qualquer superfície sólida e lumens.
As ondas ultrassônicas e a cavitação podem alcançar pequenas cavidades, fissuras, cavidades cegas e pequenos lumens (associado a jatos de circulação do líquido de limpeza), o que garante à limpeza ultrassônica diversas vantagens com relação aos métodos de limpeza tradicionais e manuais.
As lavadoras ultrassônicas são construídas a partir da associação de um conjunto de cristais, um gerador ultrassônico (disponíveis no mercado com frequências entre 20 KHz e 150 KHz) e componentes eletro-hidráulicos que garantem a correta manipulação da água e detergentes enzimáticos nas diversas etapas de limpeza por este método.
Monitoramento de Qualidade
Os processos de limpeza e desinfecção com a utilização de lavadoras ultrassônicas exigem rígidos controle de qualidade e eficácia que são feitos com a utilização de indicadores de limpeza.
Para as lavadoras ultrassônicas são recomendados testes de eficiência de energia ultrassônica (US Energy Check), teste de eficiência de limpeza de lúmen (FLC) e teste de eficiência de limpeza de sujidade (Soil Test) com ou sem PCD (Process Challenge Device).
Na próxima semana trataremos em detalhe as exigências dos testes de qualidade para lavadoras ultrassônicas e as características de seus principais testes indicadores de eficiência.
O melhor custo benefício para hospitais, consultórios e clínicas, hoje a Medsystem Hospitalar oferece os melhores equipamentos do mercado além de economia em manutenção, calibração, venda, locação, consultoria hospitalar e engenharia clínica.
Texto: Jorge Cardoso Pereira – Engenheiro CREA RN 260699320-9 – EC UNICAMP/MBA FGV GERENCIAMENTO PROJETOS/MBA FGV GESTÃO EXECUTIVA EM SAÚDE
Revisão SEO: Infinitam Tecnologia e Marketing Hospitalar