Outubro 7, 2020

Ultrassonografia o som como método diagnóstico.

A ultrassonografia ou também conhecida como ecografia é um método diagnóstico não invasivo ou minimamente invasivo de ampla utilização na medicina moderna que utiliza ondas sonoras de alta frequência para mapear os órgãos e estruturas internas do corpo humano.

A norma ABNT IEC 60601-2-37:2016 especifica os requisitos particulares para a segurança básica e o desempenho essencial dos equipamentos médicos de monitoramento e diagnóstico por ultrassom.

História do Ultrassom

Os primeiros trabalhos sobre ultrassom foram desenvolvidos por Lazzaro Spallanzani, em 1794, quando estudou a eco localização utilizada pelos morcegos. Por volta de 1880 Jacques e Pierre Curie iniciaram os estudos sobre os efeitos piezoelétricos em cristais.

O primeiro uso prático do ultrassom foi militar, no desenvolvimento do SONAR (SOund Navigation and Ranging) em 1917. Já o primeiro uso médico foi desenvolvido pela Siemens Reiniger Werke no início dos anos 1930.

A partir desse período, o desenvolvimento do ultrassom acompanhou as enormes evoluções das tecnologias em materiais, eletrônica e software, chegando aos atuais equipamentos que incorporam até tecnologia 4D (imagens tridimensionais com movimento).

Teoria e Princípios de Funcionamento

Ultrassom é um som com faixa de frequência para uso médico entre 300 KHz e 100 MHz, faixa que não pode ser detectado pelo ouvido humano. O ultrassom se caracteriza por vibrações ou ondas sonoras, normalmente produzidas por cristais piezoelétricos.

No uso médico estas ondas sonoras, ao encontrarem um anteparo (um tecido de um órgão humano), batem e são refletidas parcialmente, retornando à sua fonte de origem, sendo este sinal de retorno denominado eco.

A relação entre as características do sinal emitido e o sinal refletido definem as características dos meios pelos quais o sinal percorreu. No uso médico, o processamento desses sinais em imagem permite avaliar a característica do tecido.

A relação entre os sinais de ultrassom emitidos e refletidos são afetados pela velocidade (m/s), frequência (Hz), potência (W/cm2) e pressão (Pascal) dos sinais, assim como a impedância acústica (Kg/m2s), módulo de elasticidade (Pascal) e densidade (Kg/cm2) dos meios percorridos.

É dessa forma e através de cálculos matemáticos, posteriormente transformados em imagem, que é possível calcular a densidade dos diversos tecidos humanos e ao compará-los com valores padrões determinar sua condição de normalidade ou patológica.

Características da Ultrassonografia

A ultrassonografia é um método diagnóstico por imagem versátil, de simples aplicação e baixo custo operacional. Apesar de sua simplicidade operacional exige treinamento técnico médico especializado e constante.

As principais características da ultrassonografia são:

1.- Exame médico diagnóstico não invasivo ou minimamente invasivo.

2.- Apresenta imagens anatômicas em cortes seccionais, com aquisição em qualquer orientação espacial. Podem ser unidimensionais (modalidade A), bidimensionais (modalidade B), dinâmicos (modalidade M ou Doppler) e com pós processamento, apresentar imagens 3D ou 4D (3D com movimento).

3.- Não utiliza radiação ionizante ou tenha efeitos nocivos em uso diagnóstico na medicina, o que permite seu uso, por exemplo, em todos os períodos da gravidez.

4.- Através da utilização do efeito Doppler permite avaliação não invasiva de processos hemodinâmicos.

5.- Permite o uso de diversos tipos de transdutores (Linear, Convexo, Phased Array, Pencil, Endocavitário, Transesofágico e em associação dos Videoendoscópios Flexíveis (EBUS e Ecovideoendoscopia), com frequências variando de 2 a 14 MHz, o que praticamente, permite sua utilização em quase todas estruturas e órgãos do corpo humano adulto ou pediátrico(Ginecologia, Obstetrícia, Pequenas partes, Músculo Esquelético, Mama, Tireoide, Vascular, Periférico, Abdominal, Transcraniano, Cardiologia, Transesofágico).

Novas técnicas como o imageamento harmônico, Reformatação Multiplanar (MPR), Renderização 3D/4D, Projeção de Máxima e Mínima Intensidade (MIP, MInP), a Elastografia, assim como a utilização de contrastes orais e intravenosos, tornam a Ultrassonografia um dos métodos diagnósticos mais versáteis na Medicina.

Veja em nosso BLOG mais informações técnicas sobre a Ultrassonografia: Equipamentos e funções principais, Transdutores, Controle de Qualidade, Cuidados e Aspectos de Segurança.

O melhor custo benefício para hospitais, consultórios e clínicas, hoje a Medsystem Hospitalar oferece os melhores equipamentos do mercado além de economia em manutenção, calibraçãovenda, locaçãoconsultoria hospitalar engenharia clínica.

Texto: Jorge Cardoso Pereira – Engenheiro CREA RN 260699320-9 – EC UNICAMP/MBA FGV GERENCIAMENTO PROJETOS/MBA FGV GESTÃO EXECUTIVA EM SAÚDE

Revisão SEO: Infinitam Tecnologia e Marketing Hospitalar