engenheiros-clinicos-conversando

Outubro 31, 2023

Engenharia clínica: como escolher fornecedores confiáveis para realizar a manutenção de equipamentos hospitalares

Dentro da engenharia clínica, há questões que assombram muitos profissionais da área, como a gestão de tempo e o conserto de equipamentos hospitalares, de maneira que estejam em conformidade com as normas exigidas.

Com isso, há uma seletividade durante a escolha do fornecedor que seja confiável e cumpra os seus deveres.

Afinal, é necessário ter um bom senso crítico durante a seleção, pois, esse fornecedor te acompanhará em sua jornada e deverá estar pronto para a resolução de problemas emergenciais.

Além disso, sabemos que muitas empresas acabam não cumprindo com o que prometem. Por isso, resolvemos desenvolver um artigo que te ajude a não ter problemas como este.

Com isso, você conseguirá ganhar relevância no meio hospitalar, evitando problemas que atrapalhem o fluxo de trabalho da equipe médica.

Engenharia clínica: conheça os principais desafios da manutenção de equipamentos hospitalares

Como você sabe, realizar a manutenção de equipamentos hospitalares é uma tarefa complexa e desafiadora.

E neste caso, é necessário ter um bom planejamento para sua melhor gestão. Ou seja, você deve ter tudo organização e muito bem controlado para uma gestão eficiente.

Dentro da área da saúde, a responsabilidade se torna maior, devido a variedade de componentes que estão ligados diretamente à vida de outras pessoas.

Dentre os principais desafios, destacam-se:

Diversidade de equipamentos

Dentro de um centro médico, existem diversos equipamentos que possuem necessidades diferentes e requerem uma atenção especial, o que torna a tarefa de gerenciar todos eles um desafio logístico e técnico.

Estado de conservação

Os aparelhos em mau estado de conservação, representam riscos à segurança dos pacientes. Para isso, é importante realizar a manutenção regular, pois, ela garante que eles estejam funcionando corretamente, minimizando a possibilidade de falhas.

Normas regulamentadoras

Lembre-se que alguns equipamentos estão sujeitos a regulamentações restritas. Neste caso, a atenção deve ser redobrada, pois, os hospitais podem ser penalizados pelos órgãos de fiscalização sanitária.

Há fiscalizações que resultam em multas e os centros médicos podem ser penalizados de diversas formas.

Portanto, é necessário garantir a continuidade das operações hospitalares. Isso reduz o tempo de inatividade, e permite que os profissionais de saúde realizem as funções de maneira eficiente.

Entenda a importância na escolha de fornecedores confiáveis

Para garantir que os equipamentos funcionem da maneira correta, é importante que você tenha uma boa relação com os seus fornecedores. Mas, como encontrar um que cumpra todos os requisitos?

Para isso, você deve escolher empresas que tenham destaque no mercado e que sejam referência na engenharia clínica – verifique a qualidade dos serviços prestados e se é uma instituição de referência.

Além disso, faça uma pesquisa da reputação antes de fechar o contrato. Considere também, alguns critérios para a seleção:

Histórico de confiabilidade

Empresas que não atendem os critérios estabelecidos por lei, ficam em evidência pela comunidade. Por isso, verifique a consistência na entrega de produtos e se houve problemas na realização do serviço.

Experiência no setor

Invista em fornecedores que tenham experiência no setor de saúde, pois, eles possuem experiência no ramo e conhecimento sobre uma ampla variedade de aparelhos.

Avaliações de clientes

As avaliações de clientes podem fornecer informações valiosas sobre a qualidade dos produtos e serviços de uma empresa.

Compromisso com a conformidade

Veja se o fornecedor adere rigorosamente às normas e regulamentações relevantes do setor de saúde.

Considerando esses critérios, é possível ser mais assertivo ao estabelecer uma parceria estratégica com fornecedores que atendam não apenas as suas necessidades imediatas, como também estejam alinhados com os altos padrões de qualidade.

Engenharia clínica: elabore um plano de gestão hospitalar

Para garantir uma alta performance, existem empresas que disponibilizam softwares, proporcionando uma gestão integrada em relação à manutenção preventiva e corretiva de um centro médico.

Além disso, elas disponibilizam uma avaliação do parque tecnológico e são responsáveis por desenvolver cronogramas de manutenções.

Caso sejam identificados equipamentos obsoletos ou com falhas, há recomendações de ações para melhoria.

Portanto, durante a seleção de um fornecedor para a área médica, sugerimos que você analise esses critérios para garantir uma escolha mais assertiva.

aperto-de-mao

Construa uma parceria sólida com a Medsystem Hospitalar

A Medsystem Hospitalar possui mais de 20 anos de experiência e oferece serviços especializados para hospitais, consultórios e clínicas. Isso significa que ela detém um grau de experiência elevado da área de saúde.

Com uma vasta vivência no mercado hospitalar, oferece um portfólio diferenciado. Veja abaixo:

  • Manutenção;
  • Calibração;
  • Venda;
  • Locação;
  • Consultoria hospitalar.

Além disso, seguimos as normas RDC 02 de 2010 e a NBR 15943, garantindo que os serviços prestados estejam em conformidade com os padrões de qualidades exigidos pelo setor de saúde.

Oferecemos consultoria de engenharia clínica e uma ferramenta para melhorar a gestão de seus equipamentos médicos.

Conte com o auxílio personalizado na criação do planejamento e organização de intervenções de manutenção corretiva e preventiva desses materiais.

Então, não perca tempo e invista em uma empresa que é referência em tradição e qualidade.

Antes de ir embora, aproveite para conferir outros conteúdos como este e mantenha-se informado.