enfermeira-selecionando-a-opcao-de-manutencao

Dezembro 4, 2023

5 passos para adotar o programa de manutenção preventiva de equipamentos hospitalares

O primeiro passo para incluir um programa de manutenção preventiva de equipamentos hospitalares, é desenvolver um documento que tenha as informações dos pontos críticos contendo soluções significativas para melhor desenvolvimento do plano.

Para isso, é necessário que cada profissional pontue os problemas enfrentados, baseados em uma análise de dados detalhada de cada setor. Após esse processo, peça para que cada integrante comunique em formato de arquivo para que todos tenham acesso.

Porém, o grupo deve ser multidisciplinar para que todos tenham uma visão mais holística do cenário atual. Atualmente, existem serviços que contam com essas ferramentas que oferecem mais assertividade para alcançar seus resultados.

Com isso, é possível elaborar um mapa de risco, de acordo com as experiências de cada especialista. Através de uma equipe multidisciplinar, é possível elaborar uma sugestão personalizada baseada nas necessidades do local.

O nosso objetivo nesse artigo, não é passar uma receita. Uma vez que é necessário todos ingredientes para que esse trabalho evolua. Para descobrir quais táticas são essas, continue a leitura.

Quais são os indicadores de manutenção preventiva para equipamentos hospitalares?

Como você deve saber, a manutenção preventiva é uma técnica que previne falhas inesperadas em equipamentos hospitalares. O seu objetivo é prolongar a vida útil de todos os aparelhos e garantir que o mesmo atinja seu potencial, em termos de desempenho, qualidade e eficiência.

Para um diagnóstico preciso, são utilizados indicadores. Assim, você consegue articular cada passo do seu cronograma de manutenção, através das respostas do seu aparelho.

Veja abaixo quais são eles:

Índice de disponibilidade: é a medição de tempo em que o aparelho ficará disponível para uso.  

Tempo médio entre falhas (MTBF): calcula o intervalo de tempo entre duas falhas de um equipamento hospitalar.

Tempo médio para reparo (MTTR): duração do conserto de um aparelho médico.

Custo de manutenção preventiva: cálculo do valor total da manutenção preventiva realizada no aparelho.

Os indicadores de manutenção preventiva ganham destaque, pois são ferramentas que ajudam a identificar oportunidades de melhoria, pautadas na análise de dados e vivência hospitalar.

Em resumo, essas estratégias auxiliam no desenvolvimento de metas para que o índice de disponibilidade do seu parque tecnológico atinja até 95%. Para que isso aconteça, a equipe responsável deve monitorar os indicadores MTBF e MTTR, identificando qual apresenta maior risco de falhas.

equipamento-da-sala-de-operacao

Como consolidar um cronograma de manutenção preventiva em um hospital?

Para estruturar um plano de manutenção preventiva de equipamentos hospitalares, você deve seguir 5 passos. A adoção do programa consiste em uma estratégia baseada no desempenho de cada aparelho. Para que você entenda cada um, confira abaixo mais detalhes:

Identifique os equipamentos

Realize um inventário, envolvendo o setor de manutenção e engenharia clínica. Logo após, inclua os aparelhos no cronograma de manutenção e os identifique para efetuar o rastreio.

Priorize aparelhos críticos

Classifique os aparelhos com base na sua criticidade para operação do hospital. Então, priorize os equipamentos hospitalares de suporte à vida, como o desfibrilador, eletrocardiógrafo etc.

Definição de frequências

Estabeleça intervalos de manutenção preventiva com base em normas, recomendações do fabricante e histórico de desempenho. Normalmente, para cada aparelho existe um tempo específico.

Software de gestão

Adote sistemas informatizados para gerenciar o cronograma, emitir alertas e manter registros em tempo real para que você consiga acompanhar de forma precisa.

Medsystem Hospitalar

Uma equipe terceirizada permite que os profissionais direcionem suas tarefas para assuntos prioritários. Então, contrate uma empresa formada por uma equipe multidisciplinar.

Administrar um parque tecnológico não é tarefa fácil e nós queremos facilitar esse processo para você, para não consumir muito do seu tempo.

Números que refletem a excelência na manutenção hospitalar

Foram 50.000 equipamentos consertados, mais de 380 marcas comercializadas e mais de 150 contratos em todo o território nacional. Esses números representam o trabalho contínuo dos profissionais da Medsystem Hospitalar.

Isso representa o alcance notável de resultados e evidencia a dedicação e comprometimento na manutenção preventiva de equipamentos hospitalares.

Lembre-se que a sua escolha pode influenciar o futuro da instituição de saúde. Então, trabalhar com empresas consolidadas, contribui para uma boa reputação do hospital e abre espaço para que a equipe médica proporcione conforto para os pacientes e tenham um ambiente seguro.

Confira abaixo nossos serviços:

Plataforma exclusiva

Conte com um sistema de gestão exclusivo e realize o gerenciamento do parque tecnológico. Nele, você terá acesso ao histórico completo dos serviços realizados. Bem como, acessar os documentos de cada equipamento.

Certificados emitidos

Para otimizar o acesso rápido das documentações exigidas pelos auditores, nosso sistema disponibiliza os registros assinados pelo responsável técnico, após a conclusão dos serviços contratados.

Identificação por QR Code

Cada equipamento no parque tecnológico é identificado com uma etiqueta QR Code, para que você tenha mais facilidade ao acessar a ficha de vida do equipamento, proporcionando o histórico com as manutenções realizadas, calibrações, teste de segurança elétrica etc.

Esta abordagem centralizada e de fácil acesso proporciona uma visão completa da jornada do equipamento, permitindo uma gestão transparente do parque tecnológico.

Está esperando o que para fazer um orçamento? Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe e otimize o seu trabalho!