Fevereiro 9, 2021

Monitoramento da Qualidade de Processamento de Produtos para Saúde.

Esterilização de Produtos para Saúde 8 – Monitoramento da Qualidade de Processamento de Produtos para Saúde.

A Esterilização de Produtos para a Saúde (EPPS) é um processo que afeta transversalmente toda a cadeia de produção médico hospitalar e exige controle rigoroso da qualidade das etapas de limpeza, desinfecção e esterilização.

O controle de qualidade é realizado através da utilização de indicadores físicos, químicos e biológicos específicos para cada uma das etapas de limpeza, desinfecção e esterilização.

As seguintes normas e diretrizes regem o monitoramento de qualidade de Esterilização de PPS: RDC 15/2012, ABNT NBR 11138-1 a 5, ABNT NBR 15883-1 a 3, ANSI AAMI ST 79:2006/A1:2008/A2:2009 e Diretrizes de Boas Práticas SOBECC – 2017.

Indicadores de Monitoramento de Qualidade em Processamento de PPS

1 – Indicadores de Eficácia de Limpeza de Superfície com ou sem PCD (Process Challenge Device)

Indicador de eficácia de limpeza tipo “soil test” (ISO 15883) é um produto que simula a sujidade (sangue e aditivos) em instrumental cirúrgico. Pode ser apresentado fixado em lâminas de aço para teste com PCD ou na forma líquida para aplicação direta no instrumental cirúrgico.

2 – Indicador de Eficácia de Limpeza de Lúmen (canulado)  com PCD

Indicador de eficácia de limpeza tipo “soil test” (ISO 15883) simula a sujidade (sangue e aditivos). Após ser colocado no suporte tipo PCD para lúmen e submetido ao sistema de limpeza de lúmens da lavadora, o indicador é exposto aos ciclos de limpeza de canulado. A remoção da sujidade indica limpeza efetiva.

3 – Teste de Eficiência de energia ultrassônica (US Energy Check).

Este teste é composto de uma solução reativa colorida adicionada de esferas de vidro sensível às vibrações ultrassônicas. Quando a energia US produz cavitação adequada, a cor da solução se altera (de azul ou verde para amarelo a depender do fabricante).

5 – Monitoramento e Indicadores de Eficiência de Esterilização a Vapor Saturado.

No monitoramento da eficiência do processo de esterilização os primeiros parâmetros que devem ser monitorados são os físicos: o tempo, a pressão e temperatura, parâmetros que devem ter sidos previamente confirmados pela Qualificação da Autoclave. São parâmetros impressos durante a esterilização.

A seguir são monitorados os parâmetros químicos que dispõem de 06 classes ou tipos de indicadores químicos (IQ).

O IQ tipo 1, ou de processo, é constituído de fitas termo cromáticas que indicam se o pacote foi exposto ou não a um processo de esterilização em autoclave.

O IQ tipo 2, ou Bowie & Dick, monitora a eficiência de penetração do vapor, ou seja, as operações de vácuo e pressão e qualidade do vapor.

O IQ 3 é um integrador de um parâmetro, não mais utilizado. Os IQ tipos 4, 5 e 6 são indicadores integradores/emuladores multiparâmetros, por exemplo temperatura, tempo de exposição e qualidade do vapor.

A penúltima etapa do monitoramento de esterilização à vapor saturado é realizada através de indicadores biológicos que são meios de cultura padronizados contendo microrganismos. Estes microorganismos provocam a alteração da cor do indicador se os parâmetros de tempo e temperatura específicos forem atingidos. Uma modificação visual de cor indica falha no processo de esterilização a vapor. O tempo de incubação pode variar de 24 minutos a 48 horas, a depender da geração do indicador.

Finalmente, é recomendado a verificação dos níveis de matéria orgânica e contaminação microbiana de artigos limpos dos tipos canulados, com cavidades de difícil acesso, instrumental cirúrgico de Oftalmologia, Videocirurgia, Cardiologia, cirurgia robótica, através de indicadores biológicos de ATP (Adenosina Trifosfato).

Continue ligado nos temas interessantes de EC em nosso BLOG Técnico.

O melhor custo benefício para hospitais, consultórios e clínicas, hoje a Medsystem Hospitalar oferece os melhores equipamentos do mercado além de economia em manutenção, calibraçãovenda, locaçãoconsultoria hospitalar engenharia clínica.

Texto: Jorge Cardoso Pereira – Engenheiro CREA RN 260699320-9 – EC UNICAMP/MBA FGV GERENCIAMENTO PROJETOS/MBA FGV GESTÃO EXECUTIVA EM SAÚDE

Revisão SEO: Infinitam Tecnologia e Marketing Hospitalar