Fevereiro 18, 2021

Sistema de Chamada de Enfermagem

Sistema de Chamada de Enfermagem, um equipamento sistêmico:  comunicação, segurança do paciente e gerenciamento de serviços

O Sistema de Chamada de Enfermagem (SCE), antes um simples equipamento de comunicação entre paciente e Enfermagem, se tornou uma importante e eficiente ferramenta de comunicação e segurança para o paciente, além de permitir o gerenciamento de serviços hospitalares de apoio.

Essa evolução ocorreu devido à possibilidade de integração entre o SCE com os sistemas digitais de comunicação telefônica e os sistemas de informação corporativos (TI). O SCE atende à norma RDC 50/2002 item 7.2.2.

O aspecto mais importante dessa evolução está focado na segurança do paciente. A transformação da comunicação ponto a ponto (paciente – Enfermagem) para a comunicação integrada com todos os sistemas telefônico e corporativo do hospital permitiu, por exemplo, conectar em tempo real, equipes de enfermagem com equipes médicas de resposta rápida nos atendimentos emergenciais.

Essa nova opção de atendimento emergencial, por exemplo em paradas cardiorrespiratórias, reduz praticamente a zero o tempo do primeiro contato entre Enfermagem e equipes médicas de emergência, o que possibilita iniciar o atendimento ao paciente, mesmo sem a presença física do médico ao lado do paciente.

Esse ganho de tempo é crítico na definição de um desfecho de sucesso nas ocorrências de atendimento emergencial, especialmente em setores hospitalares que não possuam equipe médica habilitada em emergências em tempo integral.

Além desse ganho de tempo, os novos SCE permitem o gerenciamento total dos tempos de atendimentos, que possibilitam a avaliação de todos os serviços prestados ao paciente pela Enfermagem, de um simples fornecimento de um travesseiro até uma parada cardiorrespiratória.

Os atuais SCE são poderosos equipamentos de comunicação entre paciente, enfermagem, médicos, serviços hospitalares de apoio, área administrativa e inclusive o ambiente externo ao hospital, ou seja, a Internet.

Entre as funcionalidades dos SCE podemos citar:

1 – Comunicação Enfermagem/Paciente/Enfermagem e vice-versa. Essa comunicação visa a troca de informações entre paciente e enfermagem. O paciente ou seu acompanhante, através de um botão ou um dispositivo handset de múltiplas funções pode solicitar todo e qualquer serviço, desde uma peça de hotelaria até a presença da enfermeira para verificação de alguma situação anormal.

Os sistemas mais sofisticados, permitem que o paciente tenha controle das condições ambientais do quarto (temperatura, luminosidade), assim como acesso a TV (aberta ou fechada) e Internet.

2 – Comunicação Enfermagem/Médico/Enfermagem e vice-versa. Em eventos de risco à vida do paciente, como uma parada cardiorrespiratória, alguns sistemas apresentam um botão de emergência, geralmente denominado BLUE CODE (ou com denominação específica do EAS). Este botão ao ser acionado, conecta diretamente e sem necessidade de qualquer tipo de discagem, quem está atendendo ao paciente e a equipe médica de atendimento de emergências.

O SCE aciona, de forma escalonada, grupos de telefones e os conecta diretamente ao sistema de áudio ambiente do quarto que realizou a chamada.

Isto permite que a equipe médica mantenha contato com a enfermagem, enquanto se desloca, agilizando ao máximo o atendimento ao paciente.

3 – Comunicação Enfermagem/Serviços Hospitalares de Apoio/Enfermagem e vice-versa. Isto permite que Enfermagem possa solicitar do posto de Enfermagem ou do quarto do paciente serviços tais como, hotelaria, nutrição, manutenção, segurança, higienização.

Se houver integração entre o SCE e o sistema de Gerenciamento de Serviços Hospitalares, essa solicitação é inserida diretamente neste sistema e todos os seus tempos de atendimento podem ser medidos, monitorados e avaliados.

4 – Monitoramento e Gerenciamento das Operações. Os atuais SCE monitoram e mensuram todos os tempos de atendimentos, o que permite avaliar os tempos de respostas, perfil e qualidade desses atendimentos, gerando informações gerenciais para as tomadas de decisões de melhoria dos atendimentos.

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Texto: Jorge Cardoso Pereira – Engenheiro CREA RN 260699320-9 – EC UNICAMP/MBA FGV GERENCIAMENTO PROJETOS/MBA FGV GESTÃO EXECUTIVA EM SAÚDE

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