Por dentro da Engenharia Clínica

BLOG MEDSYSTEM DE ENGENHARIA CLÍNICA: INFORMAÇÃO TÉCNICA ADEQUADA PARA AUXILIAR EM SUA TOMADA DE DECISÃO QUANDO O ASSUNTO É EQUIPAMENTO MÉDICO!

O apoio de consultoria em Engenharia Clínica lhe proporcionará informações técnicas precisas para sua tomada de decisões seguras desde a especificação até o descarte de um equipamento médico.

A complexidade, a importância na atividade médica e o alto custo dos equipamentos médicos e principalmente a maciça presença de equipamentos médicos em todos os tipos de EAS (Estabelecimentos de Assistência à Saúde) exigiram que a Engenharia Clínica evoluísse da visão centrada no equipamento médico para a visão gerencial da aplicação dos Equipamentos Eletromédicos (EEM), inserindo assim o EC em todas as etapas de vida de um EEM: especificação, aquisição, instalação, manutenção e descarte.

Porém a criação da ANVISA em janeiro de 1999 e a incorporação pelo INMETRO de normas técnicas do campo de EC adotadas das exigentes legislações europeias e americanas trouxeram novas e exigentes demandas para a Engenharia Clínica. O conhecimento técnico e gestão das tecnologias médicas se conectam à uma nova e importantíssima responsabilidade: o atendimento legal de normas e resoluções.

Normas técnicas tais como as NBR 60601-1, NBR 60601-2, NBR 62353, NBR 14971, NBR 13485, NBR 15943, NBR 17025/17 e Resoluções de Diretoria Colegiada da ANVISA, RDC 50/2002, RDC 63/2011, RDC 02/10, RDC 20/12, RDC 330/19 e RDC 185/01 aumentaram o espectro e a reponsabilidade da atuação da Engenharia Clínica. O registro, a fabricação, os ambientes de utilização dos EEM, a segurança dos operadores e pacientes, o gerenciamento das tecnologias médicas, assim como o Gerenciamento da Qualidade, Riscos e Segurança dos serviços de saúde conectaram definitivamente a Engenharia Clínica ao ciclo completo das tecnologias médicas: do seu registro à sua aplicação, dos resultados e riscos à segurança no atendimento ao paciente.

A especialização técnica assim como as responsabilidades legais assumidas com as regulamentações das normas e resoluções do INMETRO e ANVISA aproximaram a Engenharia Clínica de forma resolutiva das equipes médico assistenciais na busca pela excelência no atendimento ao paciente. Hoje a Engenharia Clínica é parte integrante na cadeia de valor do atendimento médico assistencial, especialmente no gerenciamento da qualidade, riscos e segurança inerentes da utilização das tecnologias médicas.

A valorização da importância da Engenharia Clínica na busca pela excelência no atendimento ao paciente deu importantíssimo passo com a contemplação dos Serviços de Engenharia Clínica no Manual do Selo de Qualificação ONA (Organização Nacional de Acreditação), que entra em vigor em 2020. Com isso a atuação da Engenharia Clínica não será mais avaliada de forma indireta, mas como serviço integrante e imprescindível no cuidado ao paciente.

O Planejamento e Gestão das Tecnologias Médicas (TM) envolvem apoio na especificação, aquisição, pré-avaliação de instalação (site planning), estudo de Custo Total de Propriedade, acompanhamento de instalação e start-up, avaliação de contratos de serviços/calibração, responsabilidade técnica de EC, capacitação/treinamento operacional, Plano de Gerenciamento de TM, avaliação e gerenciamento de contratos de serviço e elaboração de documentos de procedimentos operacionais (POP). Engenharia Clínica é a ferramenta ideal para o gerenciamento de todo o ciclo de vida útil do seu parque de equipamentos médicos. Os melhores resultados clínico, financeiro e desfecho e segurança do paciente dependem da escolha certa do equipamento médico para sua clínica ou hospital.

Tópicos:

 

Sistema de Chamada de Enfermagem

Sistema de Chamada de Enfermagem, um equipamento sistêmico:  comunicação, segurança do paciente e gerenciamento de serviços

Camas e Macas Elétricas Hospitalares

Camas e Macas Elétricas Hospitalares: mais que mobiliários hospitalares, são equipamentos médicos que auxiliam no tratamento dos pacientes.

Autoclaves e Processos de Esterilização

Esterilização de Produtos para Saúde – Monitoramento da Qualidade de Processamento de Produtos para Saúde. (8)

Esterilização de Produtos para Saúde – Osmose Reversa: Qualidade de água para Esterilização de Produtos para Saúde. (7)

Esterilização de Produtos para Saúde – Processos pré-esterilização de  limpeza e desinfecção: lavadoras termo-desinfectoras. (6)

Esterilização de Produtos para Saúde – Processos de pré-esterilização de limpeza e desinfecção: lavadoras ultrassônicas. (5)

Esterilização de Produtos para Saúde – Outras tecnologias:  Óxido de Etileno (ETO), Radiação Ionizante e Desinfecção por Glutaraldeído. (4)

Esterilização de Produtos para Saúde – Outras tecnologias: Esterilização por Vapor (EVPH), Plasma de Peróxido de Hidrogênio (EPPH) e Vapor de Baixa Temperatura de Formaldeído Gasoso (EVBTF) – (3)

Autoclaves a Vapor Saturado Validação e Qualificação – Esterilização de Produtos para Saúde (2)

Autoclaves: Processo que afeta toda a cadeia de produção médico hospitalar. (1)

Cardioversores e Desfibriladores

Cardioversores e Desfibriladores: manutenção, riscos e cuidados.

Cardioversores e Desfibriladores: Equipamentos médicos que não admitem falhas no momento de sua operação

Salas Cirúrgicas Híbridas Inteligentes e Mesa Cirúrgica

Salas Cirúrgicas Híbridas e Inteligentes: o estado da arte em cirurgias intervencionistas, complexas e minimamente invasivas.

Mesas Cirúrgicas: o equipamento médico inicial para o sucesso cirúrgico.

Focos Cirúrgicos e Mantas de Aquecimento

Focos Cirúrgicos e de Diagnósticos: Dispositivos críticos no Ambiente Cirúrgico.

Mantas Térmicas: Prevenção e Controle da Hipotermia no Perioperatório

Monitores Multiparâmetros.

Monitores Multiparâmetros: Parâmetros especiais – Saturação mista do oxigênio venoso (SvO2) e Espirometria. (8)

Monitores Multiparâmetros: Débito Cardíaco por  PiCCO, Temperatura e Frequência Respiratória por Impedância. (7)

Monitores Multiparâmetros: Parâmetros especiais – Calorimetria Indireta, e EEG contínuo. (6)

Monitores Multiparâmetros: Parâmetros especiais – Gases Anestésicos, TNM (Transmissão Neuromuscular) e Variação Pressão Arterial (ΔPP). (5) 

Monitores Multiparâmetros: Pressão Não Invasiva – PNI, Capnografia EtCO2, Princípios, Cuidados e Manutenção. (4)

Monitores Multiparâmetros: Parâmetros especiais – Nível de Consciência (BIS®), Débito Cardíaco (CO), Pressão Invasiva (PI). (3)

Monitores Multiparâmetros: Eficiência, flexibilidade e tecnologia. (2)

Oximetria de Pulso: Monitores Multiparâmetros (1)

Ultrassom (história, aplicação e boas práticas)

Ultrassonografia o som como método diagnóstico.

Ultrassom: Equipamentos e funções principais, Transdutores, Controle de Qualidade, Cuidados e Aspectos de Segurança.

Equipamentos de Endoscopia (história, aplicação e boas práticas)

Videoendoscopia: alta tecnologia para investigação do sistema digestivo.

Videoendoscopia: Processamento, Armazenamento e Novas Tendências.

Termômetros tipo Infravermelho (TIV)

Termômetro Infravermelho Penrui JRT 200: Configuração, uso preciso e cuidados.

Termômetro Infravermelho (TIV): Funcionamento, Verdades e Mitos!

Bisturi Eletrônico

Eletrobisturis: procedimentos cirúrgicos

Equipamentos de eletrocirurgia: riscos e cuidados

Ventiladores Pulmonares

Ventiladores pulmonares: funcionamento, suporte à vida e criticidade.

Ventiladores pulmonares: componentes principais funções, modalidade de ventilação, principais parâmetros e riscos.

Eletrocardiógrafos

Eletrocardiógrafo: função, eficácia, cuidados e riscos

Eletrocardiograma – ECG: função, eficácia, cuidados e riscos

Calibração

Calibração de equipamentos: rastreável rbc ou rastreada?

 

O melhor custo benefício para hospitais, consultórios e clínicas, hoje a Medsystem Hospitalar oferece os melhores equipamentos do mercado além de economia em manutençãocalibraçãovendalocaçãoconsultoria hospitalar e engenharia clínica.